A Porto de Lenha é uma editora brasileira fundada em 2015, se estabelecendo como uma marca independente com sua linha de livros que personifica a reivindicação de seu fundador, com seu perfil de ficção e não-ficção, inclinado à literatura brasileira contemporânea e aos clássicos, tendo autores e temas estabelecidos se misturando frutiferamente com pluralidade de vozes e ideias.

Portando centenas de livros no catálogo, mantemo-nos comprometidos com os valores de sociedade justa, igualitária e cientes dos direitos e deveres. Essa é a autoimagem da Porto de Lenha, a partir da qual desenvolvemos nossos trabalhos, conscientes da manutenção dos valores e orientados para o futuro com sentido de excelência e vontade de sucesso.

A Porto de Lenha é uma casa publicadora de livros nato manauara, do coração da Amazônia, desprendida, mas em convivência íntima com suas raízes. Temos como missão a difusão do livro, o incentivo à leitura e o apoio na formação de novos escritores. Seu nome é inspirado no antigo tablado de madeira que deu origem ao porto da cidade de Manaus, conhecido como - Trapiche 15 de Novembro, construído em 1890, às margens do Rio Negro.