QUER PUBLICAR O SEU LIVRO CONOSCO?
Para publicar o seu livro em nossa companhia, nos envie o seu original como um arquivo anexado em Word através do e-mail: editoraportodelenha@gmail.com ou editora@portodelenha.com , trazendo de forma clara seu contato (endereço, telefone, etc), com sua biografia e a sinopse do livro. No campo “Assunto” destaque que está enviando o material para orçamento. Caso aprovada a obra, entraremos em contato com o autor (a) ou responsável pelo projeto no prazo de até 15 dias. Não havendo contato da editora dentro deste prazo, entende-se que nossa linha editorial não contempla o projeto enviado. Abrimos, lemos e consideramos todos os projetos recebidos. Se uma proposta nos parecer interessante, responderemos em alguns dias. Envie-nos somente cópia de sua obra, mantendo sempre o seu original com você.








F.A.Q. / NOSSAS PUBLICAÇÕES
1. O que a Porto de Lenha Editora faz?
Publicamos livros em pequenas e grandes tiragens, conforme a necessidade do (a) autor (a). Oferecemos serviços completos de editoração de livros para autores que apresentem obras de qualidade literária, realizando todo o processo de edição.
2. Quanto custa publicar um livro com a Porto de Lenha?
O valor depende de cada obra, conforme o número de páginas. Para ter um orçamento detalhado, envie-nos seu original para análise, que lhe encaminharemos um orçamento sem compromisso para análise.
3. Qual o tempo de publicação de um livro na Porto de Lenha?
O tempo de publicação depende da complexidade da obra e/ou das possíveis alterações solicitadas pelo (a) autor (a). Na maioria de nossas publicações, o prazo de produção varia de 30 a 90 dias. Todavia, este prazo pode se estender em até 180 dias em obras mais complexas.
4. Qual será a duração do contrato entre o autor e a Editora Porto de Lenha?
O contrato com a Editora Porto de Lenha tem validade de dois anos, podendo ser prorrogado. Contudo, caso algum dos nossos autores recebam propostas de publicação por outras editoras, após a publicação rescindiremos o contrato, desde que não haja prejuízos para o autor ou a editora. Jamais impediremos nossos autores de alçar voos maiores. Conosco, escritores não ficarão presos às amarras contratuais.
5. O livro será documentado?
Sim. Todos os nossos livros são documentados na Biblioteca Nacional, dispondo de ISBN, código de barras e ficha catalográfica.
6. A Porto de Lenha trabalha com E-books?
Não trabalhamos com E-books. Todas as nossas publicações são no formato impresso (nos desculpem, mas adoramos o cheiro dos livros). Porém, nossos autores são livres para publicar no formato digital, no qual disponibilizamos o arquivo do livro em PDF ao titular da obra, quando solicitado.
7. Preciso registrar minha obra antes de enviá-la para análise?
Não há necessidade de registro da obra antes de enviar-nos para análise. A maioria dos autores optam pelo registro que será feito, pouco antes da publicação, para obtenção do ISBN e o posterior envio do exemplar da obra publicada para a Biblioteca Nacional, para efeito de cumprimento da lei do Depósito Legal. Contudo, caso o autor se sinta inseguro, é recomendável efetuá-lo junto à Biblioteca Nacional/Escritório de Direitos Autorais (EDA).
8. Quem detém os direitos autorais das Obras publicadas pela Porto de Lenha?
O direito autoral pertence, única e exclusivamente, ao autor (a), que apenas cede o direito de publicação e promoção da Obra à editora Porto de Lenha. Conosco, nenhum escritor ficará preso às amarras contratuais. Nossos autores podem publicar seus livros com outras editoras, desde que não haja prejuízos para o autor e a editora.
9. Como será realizada a venda dos livros publicados pela Porto de Lenha?
Os títulos de nosso catálogo poderão ou não ser vendidos em nosso e-commerce ou livrarias parceiras. Como funcionamos sem estoque, se os livreiros fazem pedidos, comunicamos o autor, produzimos os livros e enviamos aos interessados.
10. Sobre a comercialização da Obra, se exemplares dos meus livros tiverem vendas efetuadas pela Porto de Lenha, quanto receberei e como serão pagos os direitos autorais?
O autor receberá o valor de 10% (dez por cento) sobre o seu preço de capa. O repasse de informações sobre as vendas do livro através do site da editora será de até doze meses, somente caso tiver vendas concretizadas. Não tendo vendas concretizadas, a editora poderá não informar neste prazo, não impossibilitando o autor (a) de solicitar informações sobre vendas a qualquer momento. Se houver acúmulo de direitos igual ou superior a R$ 100, o autor será contatado pela editora.
11. Se eu publicar com a editora Porto de Lenha, terei meu livro distribuído pelas livrarias de todo o país?
Por mais que o nosso desejo seja poder disponibilizar os livros dos nossos autores nas livrarias do país, a resposta ainda é não. Somos transparentes, temos como princípio o respeito e a ética, e esse tem sido o motivo da satisfação dos autores que já publicaram conosco. A editora Porto de Lenha NÃO promete o que não pode cumprir. Somos uma editora independente, não temos ligação com grandes corporações; não prometemos o que não podemos cumprir. Esforçaremos-nos sempre para continuar trabalhando sempre ao lado dos nossos autores, sonhando junto, e deixando-os livres para voarem cada vez mais alto.
Sempre que podemos, publicamos autores sem cobrar NADA pela edição da obra (muitos dos livros em nosso catálogo publicamos gratuitamente), principalmente quando o livro tem gancho e um target definido.
12. A Porto de Lenha também pode tratar de elementos promocionais, tais como, Criação de sites, Marcadores de páginas, Impressão de Jornais ou Revistas?
Sim! A Porto de Lenha dispõe de um conjunto de serviços. Para isto, basta que nos dê essa indicação para orçarmos os elementos pretendidos, aproveitando a produção do seu livro.
Surgindo outras dúvidas, por gentileza, entre em contato conosco.